Se você hoje trabalha profissionalmente como afiliado certamente já deve ter investido em tráfego pago seja ele qual for, e não existe nada pior do que investir em uma campanha e no final as vendas não acontecem como você gostaria e seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) fica abaixo do esperado.

Hoje preparamos uma série de 4 dicas fundamentais para você aplicar e otimizar hoje suas campanhas e assim realizar muitas vendas. Antes de começarmos gostaria que refletisse um pouco sobre como você tem atuado como afiliado, que estratégias tem usado e o principal, se está tendo resultados com ela.

Para ter resultados você precisa fazer alguns ajustes nas suas estratégias e adaptar tudo que você aprende para que isso se reflita nas suas vendas. Para que você possa realizar mais vendas é necessário que:

Dica 1 – Trabalhe com Estrutura Própria

 

Quando falamos em trabalhar com sua própria estrutura é literalmente isso. Antes de começar a montar suas campanhas você precisa montar uma estrutura que vá suportar esse trabalho e em contrapartida ela te fornecerá número e indicadores que te ajudará a tomar a melhor decisão em relação a parada ou não de uma campanha ou o ajuste de uma imagem, headline ou texto.

Se você quer atuar como afiliado profissional precisa providenciar sua própria estrutura que consiste em uma página de captura, um blog ou site de um algum nicho, um artigo de conversão, entre outras coisas, e sim, você precisa se acostumar com a ideia de gerar leads para o seu negócio.  Faça todo tipo de teste para saber como o produto converte melhor mas evite SEMPRE direcionar tráfego direto para a página do produtor.  Faça uma cópia da página de vendas do produtor, troque os links de check-out para os seus links de afiliado e publique essa página em um subdomínio seu.

Umas das piores falhas que você pode cometer como afiliado é simplesmente comprar tráfego e jogar para a página do produtor. Você pode gerar vendas procedendo dessa forma? Sim, pode, mas seu negócio não estará estruturado pois você não estará gerando lista.

A lista é a melhor amiga do afiliado que quer estruturar seu negócio e não apenas gerar uma renda extra. Com uma lista bem segmentada você terá condições de promover diversos produtos do mesmo nicho e lucrar sem investir em campanhas pagas.

Dica 2 – Trabalhe com Fontes de Tráfego Adequadas

 

 

É fundamental para o seu sucesso como afiliado pesquisar mais a fundo as fontes de tráfego e descobrir aquelas que realmente convertem para o nicho em que você está atuando.

Existem diversas fontes de tráfego no mercado e cada uma foca em uma tecnologia ou nicho específico.

Para conhecer  algumas das principais fontes de tráfego disponíveis no mercado, clique no botão abaixo:

 

 

Plataforma Native ADS

Yahoo Gemini – https://gemini.yahoo.com/advertiser/home
Taboola – http://www.taboola.com
Outbrain – http://www.outbrain.com
Polar – http://polar.me
Nativo – http://www.nativo.net
StackAdapt – http://www.stackadapt.com

Tráfego Pay Per View  ADS

Media Traffic – http://www.mediatraffic.com
Propel Media – http://www.propelmedia.com
DirectCPV – http://www.directcpv.com
AdOnNetwork – http://www.adonnetwork.com

Tráfego para Retargeting

AdRoll – http://www.adroll.com
Recrue Media – http://www.recruemedia.com
Perfect Audience – http://www.perfectaudience.com

Tráfego para Mobile

4th Screen – http://www.4th-screen.com
iAds Workbench – http://advertising.apple.com/get-started
Millennial Media – http://www.millennialmedia.com
inMobi – http://www.inmobi.com
Mojiva – http://www.mojiva.com
Phunware – http://www.phunware.com
BuzzCity – http://www.buzzcity.com
AirPush – http://www.airpush.com
AdMobile – http://www.admobile.com
Splicky – http://www.splicky.com

O processo de conversão se torna muito mais efetivo a partir do momento em que você trabalha com fontes de tráfego específicas. Lembre-se que para o seu sucesso como afiliado você deve analisar todos os aspectos de uma campanha que vende todos os dias, para isso não basta apenas conhecer diversas fontes de tráfego, você precisa usar as mesmas aliada a uma estratégia de conversão. Direcionar o tráfego certo para um blog ou site é só um dos seus problemas, fazer a conversão será fundamental para você ter um ROI positivo em seus projetos.

Dica 3 – Se Especialize em uma Fonte de Tráfego

Por mais fontes que existam no mercado é recomendado que você estude e domine completamente uma fonte de tráfego antes de investir em outras. O fato é que cada fonte de tráfego funciona de um jeito, tem suas particularidades que só quem se dedica a ela vai entender.

Uma vez que você já domine essa fonte de tráfego e saiba como gerar receita com ela então estará pronto para investir em outra fonte de tráfego.

O Facebook certamente é uma fonte de tráfego muito importante e que deve estar inserida na sua estratégia de vendas. Conhecer principalmente como segmentar e escolher um público alvo pode ser a diferença entre ter um ROI positivo ou negativo.

Quanto maior for o nível de segmentação mais assertivo será seus anúncios, e a possibilidade de conversão será muito maior. Para que você venda mais com tráfego pago você precisa direcionar o seu anúncio para o público. Quanto maior o conhecimento que você tiver do seu avatar melhor será para converter seus anúncios em vendas.

É importante destacar que se especializar em uma única fonte de tráfego não significa trabalhar apenas com ela. Você pode e deve estruturar o seu negócio em diversas fontes de receita. Nunca dependa exclusivamente de um único meio para gerar receitas para sua empresa.

Dica 4 – Crie Trackeamento na Monetizze

Poucos afiliados fazem isso, e por deixarem de fazer acabam não sabendo de onde estão vindo suas vendas, deixando assim de conseguir otimizar suas campanhas e estratégias.

Saber o que converte mais em uma campanha paga é fundamental para que você saiba como escalar seus investimentos e aumentar seus ganhos.

Nós da Colina Digital recomendamos a plataforma Monetizze para seu trabalho de afiliado.

Ao logar na sua conta da Monetizze procure um produto da sua escolha e proceda conforme os passos a seguir:

Após a escolha do produto selecione a opção “Campanhas” conforme imagem acima. Escolha “Cadastrar Campanha” para que você possa criar o pixel na Monetizze e consiga monitorar suas campanhas.

Ao cadastrar uma nova campanha você deve preencher os campos abaixo.

Dê um nome para sua campanha para que fique fácil identifica-la depois, escolha dentre as URLs disponíveis do produto aquela com a qual você deseja trackear e monitorar suas vendas. Finalmente escolha seu Pixel de conversão, esse pixel será identificado por um ID. Você pode trabalhar com o facebook ads, Bing ou google. Um ponto de extrema importância nesse processo é que ao escolher seu pixel você também pode escolher se deseja otimiza-lo para Boletos ou não. Eis aqui a grande dica do dia ou da noite (não sei quando você estará lendo isso), ao setar essa opção como NÃO você estará otimizando seu pixel para Cartão de Crédito apenas, se você é afiliado algum tempo sabe o que isso pode representar no seu faturamento no final do mês! Quem aí não sofre com vários boletos emitidos e muito poucos pagos?

Ao salvar a campanha, será gerado um novo link. Copie o link gerado e siga os próximos passos.

Vá no menu Ferramentas –> URLs e informe os parâmetros conforme imagem.

Após o preenchimento das informações clique em “Adicionar”

Será gerado um link com todos os parâmetros que você informou no passo anterior, algo semelhante ao código abaixo.

 

De posse desse link você já pode divulgar nas principais fontes de tráfego que achar mais interessante. No nosso exemplo, a otimização que fizemos foi para um pixel do Facebook mas lembre-se que você pode também otimizar seu pixel para Google ads e bing. Não se esqueça de usar um encurtador ou camuflador de link para fazer suas promoções, pois as políticas do Facebook são bem rigorosas e você pode ter uma conta ou campanha bloqueada.

Esse processo deverá ser repetido para cada item que você estiver testando nos seus anúncios, imagem, headline, etc. espero que com essas dicas você possa otimizar cada vez mais suas campanhas!!!

 

Elmar
Elmar Oliveira é Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários. Possui especialização em Marketing Digital, acredita que o empreendedorismo pode mudar vidas. Sua missão é levar uma mensagem de mudanças de mindset e contribuir com o crescimento do empreendedorismo no Brasil.