Uma nova economia tem surgido no mercado e poucos ainda perceberam isso. Com a era da internet em alta, está cada vez mais fácil e prático acessar informações, contas bancárias, e-mails, ouvir música, etc. A banda larga tornou tudo muito mais rápido e com isso tivemos uma mudança no comportamento das pessoas, novos hábitos foram surgindo e no ramo dos negócios não poderia ser diferente.

As empresas começaram a olhar para esse mundo e deslumbrar facilidades e possibilidades de negócios. Os bancos se adaptaram e hoje você consegue resolver quase todos os assuntos via home banking, hoje é fácil fazer compras de supermercado sem sair de casa entre outras facilidades. O mundo digital está aí e é uma realidade e com ele surgiram novas formas de se fazer negócios, novas maneiras de se prospectar clientes, novas formas de se alavancar negócios, surge então o conceito do Empreendedor Digital.

O que é Empreendedorismo Digital?

Empreendedorismo digital é o desenvolvimento de um modelo de negócio para oferecer um produto/serviço diferenciado através de um meio digital (internet, por exemplo) e obter lucro. Existem diversas maneiras de se oferecer um produto ou serviço através do Marketing Digital, as duas mais conhecidas são Afiliado e Produtor.

Como Afiliado você irá vender produtos de terceiros. Nesse caso, você se torna parceiro ou afiliado de produtos que você conhece, confia e acredita que agregará valor para seu público. Para cada venda que você fizer ganhará um percentual relativo ao valor do produto vendido.

Como Produtor você irá produzir seus próprios produtos, baseado em algum conhecimento técnico que você já tenha, e vendê-lo pela internet.

Esse tema é bastante vasto e nosso objetivo aqui não é esgotar esse tema e sim alertar o leitor que tem o empreendedorismo no sangue sobre uma possibilidade de negócio muito lucrativa e em plena expansão.

Se hoje você já é empreendedor e tem o seu negócio, seja ele qual for, eu recomendo fortemente para que você reflita sobre a possibilidade de se criar um “braço” do seu negócio na área digital, isso pelo simples fato que no mundo digital o seu negócio ganhará abrangência e automatização.

Diferente do mundo físico, os negócios online são bem mais simples de serem implementados, os investimentos não são tão altos e os riscos também são menores.

Assista o vídeo e entenda melhor essa nova tendência do mercado.

Após assistir esse vídeo você pode estar se perguntando… Mas afinal existe alguma desvantagem nesse mercado?

Se hoje você quer atuar exclusivamente de forma online através de um negócio digital deverá estar ciente de algumas verdades que muitas das vezes é um pouco omitida por conta de várias questões.

Quais São as Características de Um Empreendedor Digital?

Se você quer ser um empreendedor digital e mergulhar nesse mundo maravilhoso e cheio de oportunidades deve saber que é preciso ter algumas características necessárias para que você não só consiga abrir seu negócio de forma correta mas consiga sobreviver e prosperar em um mercado em plena expansão. Abaixo listo 6 características que você precisa ter para ser um profissional do Marketing Digital de sucesso.

 1 – Ter uma Longa Jornada de Trabalho diariamente

Em outras palavras, se prepare para trabalhar MUITO. Diferente do que se vende por aí essa é uma área que vai exigir muito de você, principalmente se você é um iniciante.

Se você parar por uns minutos e pesquisar sobre o mercado de marketing digital você verá algumas pessoas vendendo a imagem de que é algo tranquilo, de que uma vez implementado o mesmo funcionará no piloto automático, que o dinheiro vai jorrar na sua conta bancária e provavelmente essas pessoas estarão filmando de algum lugar bem paradisíaco ostentando um estilo de vida que para quem está olhando para esse mercado agora parece um sonho. Cuidado com isso!!!

Existem sim profissionais do Marketing Digital que são tão bem-sucedidos no mercado que não precisam mais trabalhar e sim podem ostentar um estilo de vida muitas das vezes vendido como se fosse algo muito fácil de ser conseguido. Esteja certo de que não é meu amigo. Se hoje você tem o seu emprego formal e as vezes se vê obrigado a trabalhar 10, 12 horas por dia das quais apenas 8 dessas horas serão remuneradas, você que se sente prisioneiro no seu emprego e toda vez que chega domingo a noite vai batendo uma tristeza pois sabe que a rotina irá recomeçar, saiba que empreendendo você irá trabalhar muito mais. A grande diferente será o seu propósito de vida nesse trabalho. O que é que te move? O que te inspira a continuar mesmo diante de alguns fracassos? O que faz seus olhos brilhar?

Estou falando de propósito porque sem ele todo o resto perde a importância, e você ficará frustrado. Se você faz algo cujo o seu propósito de vida está naquilo, trabalhar 14 horas por dia não será nada, principalmente se você começar a colher os frutos do seu trabalho.

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” Confúcio

2 – Ter a Capacidade de Estar Sempre Estudando

 

Se tem um segmento de mercado que vai exigir muito estudo da sua parte é o empreendedorismo Digital, são diversas técnicas, conceitos, métodos e ferramentas. A cada dia surge uma forma diferente de se chegar a um resultado expressivo, você terá que estar antenado com os principais profissionais do mercado, acompanhar seus conteúdos e principalmente acompanhar o movimento do mercado Americano. Praticamente todas as tendências que são trazidas para o Brasil vem de lá. Tenha seus “mentores” americanos favoritos e siga o trabalho deles através das redes sociais.

Duas coisas importantes devem ser ditas nesse tópico, a primeira delas é que você não deve ficar apenas estudando. Seus estudos devem acompanhar a prática. Um erro comum de quem está começando é fazer milhares de cursos e treinamentos e não colocar em prática aquilo que está aprendendo. Não se torne um estudante profissional, não permita que sua mente te sabote e faça com que você procrastine a execução daquilo que você tem aprendido.

A segunda dica é, não fique sozinho. Você vai perceber ou já sabe se é um empreendedor, que a nossa vida é uma vida solitária, e no empreendedorismo digital não é diferente, você fica focado nas suas atividades diárias e quando se dá conta está totalmente sozinho, vivendo de hangouts, cursos online, grupos no Facebook, etc. Lembre-se, você precisa estar em contato com outros profissionais para crescimento e aprendizado. Não se isole do mundo. Faça novos amigos, dê preferência as pessoas que estejam vivendo o mesmo momento que você.

A leitura de bons livros também deverá fazer parte da sua rotina, você deverá estar se atualizando sempre, aprendendo sobre técnicas de vendas, marketing, sobre empreendedorismo, gatilhos mentais, neuro marketing, entre outros. Seu mindset deverá estar fortalecido e pronto para o sucesso, caso contrário todo o seu esforço poderá ser em vão. Quantos livros você lê no ano?

3 – Ser Adaptável as Mudanças

Se existe um mercado onde as coisas estão sempre mudando é o marketing digital. Hoje uma técnica de segmentação para anúncio que você usa e funciona bem, deixa de funcionar na semana seguinte. A forma como você monta um funil de vendas deixa de ser efetivo e você terá que buscar alternativas e novas técnicas para continuar com seu negócio no azul. Esse mercado é extremamente dinâmico e se você não acompanhar as mudanças e tendências seu negócio pode trilhar o caminho da falência.

4 – Ter Capacidade para Investir

Um ponto muito importante sobre esse mercado são os investimentos. Como todo negócio que se preze, investimento deverá ser feito para que o mesmo cresça e se torne sustentável. Entenda os investimentos aqui como compra de treinamentos online, compra de ferramentas de automação, investimento em livros, congressos, etc.

O que faz a diferença entre um profissional bem-sucedido e um mediano é sua capacidade de investimentos. Ao começar seu negócio digital você começará a atuar em diversos nichos de mercado desempenhando funções diversas, alguns desses projetos vão gerar mais lucro que outros, saiba identificar suas boas idéias e escale seus projetos lucrativos, em outras palavras, invista o máximo de dinheiro no desenvolvimento de bons projetos.

O Mindset empreendedor sempre contempla investimentos constantes. Uma ideia para alavancar um projeto existente, um novo projeto, um negócio que você acha que será rentável, esteja sempre disposto a investir em suas idéias e a diversificar o máximo possível o seu negócio digital.

5 – Gostar de Viagens e Congressos

Um aspecto muito importante referente a área de atuação são os eventos ao vivo. Se tem uma recomendação que eu possa te fazer é que você tente participar de todos que puder. Participar de eventos e congressos é mais do que simplesmente viajar para um outro estado ou país e ficar tirando fotos para postar no Facebook, é uma oportunidade para aprender com a experiência de outros profissionais, oportunidade de fazer Networking, mesclar culturas, aprender novas técnicas, uma oportunidade de fazer novos negócios e estar perto de pessoas que podem de alguma forma ser fundamentais para os seus negócios.

6 – Você Deverá Saber Escalar o Seu Negócio

Todo bom negócio deve ser escalável, ou seja, você deverá ser capaz de levar seu negócio a qualquer parte do Brasil ou do mundo aumentando assim seu faturamento. Essa é uma das desvantagens dos negócios físicos, em uma cidade por exemplo, o seu alcance se limita a um determinado segmento do mercado ou nicho, limitando o seu faturamento ao seu nicho de mercado dentro da sua cidade ou muito provavelmente dentro do seu bairro.

A forma como se escala um negócio físico é por exemplo abrindo franquias do mesmo, assim a área de atuação do seu negócio crescerá juntamente com seu faturamento.

Fazendo uma comparação com os negócios digitais esse problema não existe, por se tratar de um negócio na internet a sua área de atuação é todo o Brasil ou o mundo. Existem empresários hoje que praticamente estão fechando suas lojas físicas e atuando exclusivamente com e-commerce por exemplo.

Conclusão:

O Mercado Digital é muito novo ainda no Brasil, temos muito que evoluir e crescer e há espaço para todos mas devemos ter cuidado com uma certa marginalização que está sendo feita na área.

Observe por exemplo os números que são apresentados por alguns profissionais da área. Normalmente você verá ou ouvirá coisas do tipo, “Fulado fez 8 dígitos em 1 semana”, “Beltrano fez 8 dígitos em 3 dias”, “Faça 10k em 2 dias”, etc.

Muito cuidado com essas chamadas pois o que não se fala é o valor que foi investido em campanhas e na divulgação dos produtos ou qual foi a exata técnica usada para fazer os tais 8 dígitos. Fulano pode ter feito 8 dígitos em 1 semana mas gastou em campanhas 7 dígitos, portanto o seu lucro foi bem menor do que se imagina lendo a chamada acima. Não estou generalizando e dizendo que todos fazem isso ou que são desonestos, mas sim que o mercado precisa de mais clareza para que o mesmo possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Por outro lado, existem profissionais muito competentes e éticos naquilo que fazem, esses você deve se espelhar e buscar estar sempre acompanhando para o seu aprendizado e crescimento profissional.

Se você chegou ao final desse artigo sentindo que esse mercado era o que você estava procurando para finalmente realizar o sonho de empreender, parabéns!!! Antes de qualquer coisa você precisa entender basicamente quais serão seus próximos passos, principalmente se você não conhece nada ou pouca coisa desse mundo.

Você está convidado a se aprofundar nos conceitos de Marketing Digital e como entrar nesse mercado acompanhando nossos conteúdos!

Seja bem vindo a Colina Digital!

Deixe seus comentários! Sua participação é muito importante para nós.

 

Elmar
Elmar Oliveira é Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários. Possui especialização em Marketing Digital, acredita que o empreendedorismo pode mudar vidas. Sua missão é levar uma mensagem de mudanças de mindset e contribuir com o crescimento do empreendedorismo no Brasil.