O Instagram não é a primeira plataforma que vem a cabeça, quando se trata de vender em rede social. Talvez, o Facebook seja sua primeira opção.

Mas isso está mudando, com mais de 500 milhões de usuários, fica cada dia mais fácil se conectar ao seu público alvo, por meio desta rede social de imagens e pequenos vídeos, que está ganhando cada vez mais adeptos.

Neste artigo, eu vou te mostrar como você pode usar o Insta para vender como afiliado, em 7 passos:

Como Vender no Instagram em 7 Passos

#1 Passo – Escolher um produto

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Antes de escolher o produto, você precisa de uma plataforma de afiliação, eu recomendo a Monetizze para produtos digitais (cursos, ebook, etc..) e Web Afiliados para produtos físicos.

É sempre importante você procurar um produto que seja capaz de transformar vidas, que realmente ajude a solucionar um problema do seu público e seja bom o bastante para indicar.

Além disso você deve verificar se o produto tem:

  • Prova social? (depoimentos de pessoas que já usaram e aprovaram)
  • Case de sucesso?
  • Ticket baixo/médio? No Instagram é recomendando vender produtos de até R$297,00 (você NÃO vai conseguir vender algo de R$3.000,00)

#2 Passo – Escolher uma audiência especifica

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Grupos específicos, tem necessidades, interesses e desejos específicos, lembre-se sempre disso!

Se eu estou promovendo um “Ebook Dieta Fitness” meu público geral são pessoas que frequentam academia, acontece que esse público pode ser desde do jovem querendo ganhar massa muscular, até a mulher de meia idade e mãe, que deseja perder peso.

Quando você é super especifico com sua audiência, consegue se tornar uma autoridade e referencia para ela, muito mais rápido.

Continuando o exemplo acima, se você domina uma determinada área do público fitness, como “Hipertrofia, ganhar massa muscular”, esse deve ser o tema central de todos os seus posts, imagens, vídeos e dicas.

#3 Passo – Estudar um pouco sobre sua audiência

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Você precisa conhecer e entender o máximo possível, sobre seu público alvo. Mas como eu faço isso? Simples..Procure conhecimento no:

  • Google
  • YouTube
  • Blogs de Nicho
  • Revistas especializadas no assunto
  • e Outros perfis no Instagram

Também busque respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são as maiores dificuldades? (Ex: Não ganha massa muscular por que não se alimenta corretamente? )
  • Por que ainda não deu certo alcançar o objetivo? (Ex: Não está seguindo uma dieta certa para resolver o problema)

#4 Passo – Criar seu perfil no Instagram

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Depois que você já encontrou seu púbico alvo e o conhece muito bem, vamos criar uma conta no Instagram.

Seu perfil, deve passar credibilidade e confiança para isso você deve, sempre que possível, adicionar uma foto pessoal e também uma descrição que se conecte com as pessoas que fazem parte do seu público, por ex: “Apaixonado por Academia e Especialista em Hipertrofia e Ganho de Massa Muscular”, ainda pode completar com emoticons, usando o get emoji.

O conteúdo de seu Insta, precisa ser útil e de valor para seus futuros seguidores, outro ponto é a frequência e consistência de publicações, minha dica é agendar seguindo uma regra, por exemplo: 2 imagens e 2 vídeos por semana, você pode usar o Instamizer no plano gratuito que oferece 8 publicações em uma conta.

Por último, e não menos importante, a qualidade das imagens, você pode utilizar bancos de imagens de alta resolução gratuitos como: Pixabay e Flickr, para editar caso não domine editores avançados, photoshop, etc.. pode usar o Canva, que eu utilizo e recomendo.

#5 Passo – Saber onde seu público está?

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Precisamos buscar seu público, e para fazer isso é muito simples!

No campo de “busca” do Instagram, procure por palavras chaves relacionadas ao seu nicho especifico, em nosso exemplo:

  • Nomes de marcas de suplementos para ganho de massa muscular
  • Autoridades e pessoas conhecidas por compartilhar dicas, como “Fabrica de Mostro”, “Felipe Franco”, etc

Comece com perfil que tenha até 4.000 seguidores e depois vá para os maiores.

#6 Passo – Atrair seguidores

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  • Separe de 3 a 4 perfis de referencia que encontrou no passo acima (#5 Passo).
  • Analise as pessoas mais engajadas (comentários, curtidas..)

Utilize a Reciprocidade, não sabe o que é isso? Eu te explico…

Temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração.

Quando faço algo por uma pessoa, sem pedir nada em troca, ela sente necessidade de retribuir isso, o mesmo acontece no Instagram.

Um estudo americano, fez um teste com aproximadamente 100 pessoas e dividiram em 3 ações sociais dentro do Insta:

  1. Seguir um Perfil
  2. Seguir e Curtir
  3. Seguir + Curtir + Comentar

Do número total de pessoas do grupo, as que apenas seguiram um perfil, tiveram 14% de followback, quem seguiu e curtiu, 22% de followback e aqueles que seguiram, curtiram e comentaram, 34% de followback.

Ou seja, todos que executaram todas as ações sociais possíveis, receberam o maior numero de reciprocidade, ganhado novos seguidores.

Agora que você já sabe como faz isso, deve estar pensando “Nossa, mas eu vou ter que ficar seguindo, curtindo e comentando vários perfis o dia todo, que coisa chata, André”. Muito chato, mesmo! Com certeza alguém já deve ter inventado uma ferramenta que consiga fazer isso de maneira automatizada.

Pois é, a noticia boa é que essa ferramenta existe, e se chama Influx Social, como eu sou pão duro (rsrsrs) e gosto de pedir desconto em praticamente tudo, consegui um cupom de 25% (INFLUXRQ) para você, além disso ela oferece 5 dias grátis,  para conhecer um pouco mais como funciona, pode acessar o site oficial no Brasil: Stim Social.com.br

#7 Passo – Vender

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Hora de ganhar dinheiro!! uhuuu o/ o/

Antes de sair fazendo propaganda e postando seu link de afiliado em todas a publicações, lembre que NUNCA devemos fazer vendas diretas em redes sociais.

Primeiro de tudo, se relacione com seu público, oferecendo um conteúdo de qualidade e que agregue muito valor, respondendo os comentários, interagindo com as pessoas e ganhando a confiança dos seus seguidores (esse processo pode levar até 4 semanas).

Coloque o link de afiliado na sua bibliografia.

Desperte o interesse e desejo no seu produto, poste fotos usando ele, mostre os seus resultados, grave videos, até o ponto que a pessoa pense “Se o André consegue, eu também posso” e a decisão de compra vai partir dela, e com certeza você vai vender!

Para terminar, o Instagram é uma plataforma mobile, então mais de 99% das pessoas estão acessando em dispositivos móveis (iPad, iPhone, Smartphone, etc..) e algumas delas tem costume de comprar no computador.

Assim, além de levar a pessoa direto para pagina de vendas, é interessante capturar o e-mail ou até mesmo o numero de WhatsApp, para que você consiga enviar a página de vendas para ela ver e efetuar a compra em outra hora.

Uma estratégia, é gravar um áudio genérico, de 1 para 1 (eu e você), falando sobre o produto e enviar no WhatsApp junto com o link da pagina de vendas.

andre