Como usar o Google Tag Manager nas Suas Campanhas do Facebook

Existem diversas maneiras de se criar campanhas pagas e monitorar o desempenho das mesmas para que em um segundo momento você possa criar ações para que suas vendas aumentem. Uma delas é unir os recursos do Google Tag Manager com a criação de público personalizado no Facebook.

O afiliado que trabalha fortemente com marketing digital tem boa parte do seu dia tomado por diversas atividades como criação de blogs de nicho, criação de vídeos no YouTube, otimização do SEO dos seus principais sites de vídeos, criação e acompanhamento das campanhas pagas entre outras coisas. É necessário de alguma forma que o afiliado tenha suas atividades diárias otimizadas para ganhar flexibilidade e agilidade nos seus principais processos.

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita no qual você insere apenas um código no seu site e já será capaz de executar diversos serviços sem precisar escrever ou incluir mais código no site ou em qualquer outro lugar.

Existem várias vantagens de você usar o Google Tag Manager e centralizar a gestão dos seus códigos nele, uma delas é o ganho na sua produtividade e redução de despesas investindo em plug-ins ou recursos diversos. A outra vantagem bem gritante seria a redução de vários códigos no site por apenas um deles centralizado no GTM.

Nesse post iremos ensinar de forma básica como funciona o Tag Manager e como você poderá unir todo o potencial dessa ferramenta com suas campanhas pagas no Facebook.

Primeiros Passos no GTM

Antes de mais nada você precisa acessar a plataforma através do link  http://www.google.com.br/tagmanager/  e criar sua conta. Você pode fazer login na plataforma pela sua conta do google mesmo ou através de alguma conta que você já use através do Google Analytics.

Assim que você logar o Tag Manager irá pedir para que você crie uma conta. Você pode ter várias contas de acordo com suas necessidades.

Nesse primeiro momento basta entrar com o nome da sua conta e clicar em “continuar”.

O próximo passo é criar o primeiro contêiner. Um contêiner é onde será configurado e hospedado todos os outros códigos que estarão no seu Tag Manager, em outras palavras podemos entender o contêiner como o seu site.

Após aceitar os termos, você já irá se deparar com o código que deverá ser instalado em todas as páginas que você desejar:

É importante lembrar que o código deve ser adicionado logo após a abertura do <body> no HTML, em todas as páginas que você desejar.

Após a instalação, será necessário adicionar tags ao contêiner. Depois de adicionar essas tags, você deverá publicar o contêiner, para que ele passe a carregar no site as tags que você adicionou. Lembro que, a cada atualização de tags do contêiner, será necessário republicá-lo para que haja efeito.

Antes de criar sua Tag é interessante criar um “acionador”, que será o responsável pelo comportamento da sua tag.

Ao clicar em “novo” será apresentado a tela onde você poderá configurar seu acionador.

Existem algumas opções de configuração de um acionador conforme demonstrado na imagem. Nosso objetivo com esse artigo não é esgotar todos os recursos do Tag Manager e sim direcionar o leitor a usar os recursos dessa ferramenta para otimizar suas campanhas no Facebook.

 

No nosso caso iremos usar dois tipos de acionadores, o “Exibição de página” e a Tag “Timer”.  Vamos começar criando um acionador para “Exibição de página”.

Fique atento aos detalhes no momento da configuração do acionador. Você poderá configurar de diversas maneiras para os mais variados objetivos.

No nosso exemplo configuramos um acionador para visualização de uma determinada página fictícia do meu site/blog ou página de vendas de um determinado produto. Cabe aqui ressaltar que para se trabalhar com Tag manager com uma página de vendas de qualquer produto, o afiliado deverá usar estrutura própria, ou seja, deverá ter um domínio genérico onde possa criar quantos acionadores quiser bem como utilizar o Pixel do Facebook. Recomendamos sempre que se trabalhe com sua própria estrutura.

Para entender melhor sobre pixel do Facebook recomendamos que leia o artigo Pixel do Facebook: A diferença entre ROI Positivo e Negativo

Depois que você criou a sua regra e salvou o acionador, o mesmo será exibido da seguinte forma.

Com o acionador criado agora o próximo passo será criar a Tag pois será ela que vai se integrar com o pixel do Facebook.

Para criar uma nova tag basta seguir os passos a seguir:

Clique em “Nova Tag” conforme imagem acima e na tela seguinte configure sua nova tag conforme seus objetivos.

Dê um nome para a tag que está sendo criada, escolha a configuração desejada, nesse caso você vai definir a tag de uma lista tag previamente definidas que o Google já tem pra você ou criará algo personalizado. Na parte de baixo “Acionamento” será onde você vai definir regras para que sua tag seja acionada.

Como nosso objetivo é trabalhar com o Pixel do Facebook então nossa opção para o tipo de TAG será o “HTML personalizado” pois será nele que vamos colocar o código Javascript do Pixel Facebook.

Para buscar seu código de Pixel vá ao seu Gerenciador de Negócios do Facebook e escolha a opção Pixel.

No botão de “Ações” escolha exibir código pixel. Agora basta copiar o código e colar na sua TAG do Google.

Após a cópia sua TAG deve se parecer com a imagem abaixo.

Após salvar a TAG criada você deverá validar a mesma.

Você pode validar e posteriormente publicar a nova TAG criada simplesmente acionando as opções na parte superior direita.

Um ponto importante que precisa ficar claro para você afiliado que for usar essa estratégia é que vamos trabalhar com um público personalizado, ou seja, você vai criar um critério e marcar todas as pessoas que acessarem sua página. Por exemplo, podemos criar um “acionador” do tipo “timer” e colocar uma regra onde a partir de 15 segundos ele marcará a pessoa que estiver navegando no seu site. Com isso você elimina do seu remarketing os curiosos, ou seja, aquelas pessoas que mal acessaram sua página e já saem. Se alguém acessou e permaneceu na sua página por mais de 15 segundos é porque de alguma forma ele se interessou pelo seu conteúdo, esse tipo de pessoa nos interessa.

Para criar esse temporizador você vai seguir a sequência abaixo:

Clique em “Acionadores” –> Novo

Ao clicar em “novo” escolha a opção Timer e faça as devidas configurações.

As configurações serão feitas na tela seguinte

Ao configurar o acionador timer, lembre-se sempre que ele trabalha com milésimos de segundos, portanto é importante colocar o valor correto. No nosso exemplo como vamos trabalhar com 15 segundos o valor imputado no campo “Intervalo” será de 15.000.

Com o acionador Time criado você deverá associá-lo a uma TAG para que o mesmo funcione. Crie uma nova TAG conforme já explicado nesse artigo e insira novamente o código do Pixel do Facebook nessa nova TAG.

Ao clicar em Acionamento será aberto algumas opções, selecione o acionador que você criou de time.

O resultado esperado após a operação será a TAG nova criada com o acionador associado a ela, ou seja, toda vez que alguém acessar sua página e permanecer nela durante 15 segundos ele será marcado no seu pixel do Facebook através da TAG no GTM. Essa é uma estratégia poderosa e que quase ninguém usa.

Um dos benefícios dessa estratégia é você ter um público bem exclusivo nas suas campanhas pagas. Imagina que você se afiliou a um determinado produto X e vai começar a divulgação utilizando o Facebook Ads, assim como você terão muitos afiliados promovendo o mesmo produto, além da concorrência nós sabemos que boa parte dos afiliados promovem produtos praticamente da mesma maneira, gerando uma concorrência grande dentro do Facebook fazendo muitas das vezes o preço do leilão aumentar, com isso você vai gastar MAIS e vender MENOS.

Utilizando essa estratégia você criará um público bem específico e SEM CONCORRÊNCIA para você pois ele características que você mesmo definiu dentro do TAG Manager.

Após salvar a nossa segunda TAG você terá duas TAGs com funções distintas.

 

Não se esqueça de publicar todas as TAGs novas que forem sendo criadas.

Para validar as duas novas TAGs criadas você poderá acionar a parte “Visualizar e Depurar” no menu a direita, abrir o seu site e dar um “refresh” no mesmo.

Uma outra forma interessante de validar a instalação do Tag Manager é através de um plugin que você poderá instalar no Chrome.

Adicione o plug-in no navegador conforme imagem abaixo clicando no botão “Usar no Chrome”.

Ao concluir a instalação será necessária apenas clicar no ícone do plugin que agora estará disponível para você conforme imagem.

Uma vez construída todas as TAGs que você necessita para executar a sua estratégia de campanha no Facebook, você deverá criar um público personalizado dentro do Facebook Ads seguindo os seguintes passos.

Acesse sua conta Business Manager e no menu escolha a opção “Públicos”

Escolha a opção “Criar um público personalizado”

Escolha a opção “Tráfego do site” para começar o processo de criação de um público personalizado.

 

Em tráfego do site escolha a opção “Combinação Personalizada”

 

Em combinação personalizada faça os ajustes necessários.

 

Após as configurações conforme imagem abaixo você estará pronto para criar seu público personalizado.

Quando trabalhamos com TAGs do Google as possibilidades de combinações e condições que poderemos fazer para um público personalizado são grandes.

Com esse público personalizado você já vai ter plenas condições de criar suas campanhas e jogar tráfego para o pixel do Facebook.

É fundamental para os seus projetos que você crie uma TAG para cada situação ou objetivo. Organize suas campanhas de forma estruturada e assim você terá melhores resultados.

O objetivo desse artigo foi te trazer uma estratégia que poucos afiliados usam, algo realmente prático e que você poderá usar em seus negócios.

O Facebook é uma ferramenta poderosa para divulgação de infoprodutos mas você precisa conhece-la profundamente para conseguir extrair o melhor. Unir estratégias como o que foi demonstrado nesse artigo é uma das muitas opções que você tem para lucrar com campanhas pagas.

Você encontrará conteúdos mais avançados como esse na Colina Academy.  O Colina Academy é uma plataforma de aprendizado com conteúdos exclusivos que vai certamente alavancar seus negócios.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Não se esqueça de deixar seus comentários!

Um forte abraço!

 

Vote:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *