Então você se decidiu por ter um negócio digital? Ótimo, nesse artigo vamos tentar esclarecer as principais dúvidas de quem quer começar nesse mercado mas não sabe por onde.

Se você leu nosso artigo anterior Marketing Digital: A Verdade Que Poucos Especialistas Contam percebeu que apesar de muitas das vezes ser um mercado glamouroso não é nada fácil, principalmente pra quem está começando. Se você não leu o artigo recomendo que pare agora e leia antes de darmos sequência nesse.

No artigo de hoje daremos uma espécie de check-list para quem quer começar e fazer o básico no Marketing Digital. Vamos a lista?

01 – Faça Um Bom Curso

 

Essa é uma área que vai exigir muito conhecimento de você. Recomendo começar por um curso que te ensine do básico a um nível um pouco mais avançado. Para quem está começando é recomendado atuar primeiramente como afiliado, isso porque seu trabalho basicamente será em divulgar e vender produtos de terceiros, você não terá que produzir nada, mas nada impede de você também atuar como produtor, só que o nível do jogo já é outro.

Quando falamos em cursos você verá que existem aos montes no mercado, uns bons outros nem tanto. O que você deve levar em consideração são as suas necessidades do momento, por exemplo, se hoje eu preciso conhecer sobre SEO (otimização de sites para o Google), vou buscar treinamentos específicos sobre o assunto. Uma coisa eu já posso te adiantar, NENHUM curso vai te dar TODAS as informações que você vai precisar ao longo de sua carreira, mas existem sim bons cursos que vão te dar uma excelente base para que você comece com o pé direito nessa área e já faturando seus primeiros reais a medida que for aplicando o método.

02 – Tenha Mentores

Escolher 1 ou 2 mentores para seguir e acompanhar seu trabalho de perto é fundamental para o seu desenvolvimento como afiliado profissional. Fazer cursos é muito bom, você deverá saber escolher dentre os vários disponíveis no mercado, mas ter um mentor, alguém que te acompanhe e te oriente vai ACELERAR seu aprendizado e os seus resultados.

Existem boas mentorias disponíveis no nosso mercado, busque aquela que atenda melhor as suas necessidades. Algumas mentorias são personalizadas, ou seja, o mentor vai ficar a sua disposição para te ajudar com seus projetos e dificuldades. Esse tipo de mentoria é bom porque você tem resultados mais rápidos. Outras mentorias são em grupo, ou seja, você terá o suporte e orientação do seu mentor mais em grupo, o legal desse tipo de mentoria é o Networking que você faz com os outros participantes, podendo quem sabe sair daí umas boas parcerias de negócio.

 

03 – Defina Objetos e Metas

 

 

Um outro ponto importante ao seu mais novo negócio é que antes de qualquer coisa que você estabeleça objetivos e metas a serem alcançadas. Trabalhar sem uma meta de médio e longo prazo pode te levar a procrastinação na hora de colocar a mão na massa.

Você deverá ser bem específico com relação as suas metas, defina aonde você quer chegar, quantos clientes quer ter, qual a média de faturamento mensal, quantos fãs você quer ter, entre outras coisas.

 

 

04 – Faça Seu Planejamento

 

Com seus objetivos e meta estabelecidos você deverá agora planejar suas principais ações. Você terá que definir funções para sua nova empresa, por exemplo, se for atuar como produtor, é recomendado que você tenha um gerente de afiliados para cuidar das afiliações de seu produto, é importante definir quem será o responsável pela geração de tráfego, quem será responsável por gerar conteúdo de qualidade para o seu nicho de atuação, quem cuidará das redes sociais da empresa, etc. perceba que são muito pontos que deverão ser bem definidos.

Pra quem está começando, montar uma equipe de cara pode não ser o recomendado, aconselho a começar atuando como afiliado para você entender melhor esse jogo e pegar experiência nos mais diversos papeis que você deverá desempenhar, a medida que o negócio for crescendo você deverá ir escalando e procurando novos nichos para atuar.

05 – Construa Sua Autoridade

Para ter sucesso no Marketing Digital você deverá antes de qualquer coisa definir o seu nicho de atuação e após ter definido aonde você irá atuar se faz necessário a construção de sua Autoridade.

O conceito é simples, sem autoridade você não vai conseguir atingir seu público alvo de maneira efetiva, e sem isso as vendas simplesmente não vão acontecer. Para construir sua autoridade em um determinado nicho você deve entregar valor ao seu avatar (pessoa com quem você estará falando), sim você deverá resolver algum problema do seu avatar de graça, com isso você ganhará cada vez mais reconhecimento e sua autoridade crescerá com o tempo.

06 – Diversifique Seu Negócio

Uma outra sacada importante é que uma vez que você escale o seu negócio e o mesmo comece a gerar uma boa receita mensal, você deverá procurar novos nichos para atuar, faça pesquisas, procure entender o seu avatar, as necessidades dele e comece novos negócios diversificando assim sua área de atuação.

Podemos exemplificar essa diversificação da seguinte maneira, se hoje você já tem muito mercado como afiliado, talvez seja a hora de começar a atuar como produtor. Se você já tem um site/blog com autoridade e já faz vendas através dele talvez seja o caso de começar a atuar em Mini sites. Se o seu negócio hoje funciona fortemente no YouTube talvez seja a hora de se fazer presente no Facebook. Procure não depender única e exclusivamente de uma fonte de renda. Mantenha seu negócio diversificado e competitivo.

Conclusão:

O Marketing Digital pode te proporcionar o estilo de vida que você sempre sonhou. Mas você deverá estar disposto a pagar o preço. Analise como está sua vida profissional está hoje. Já parou pra pensar o real motivo pelo qual você trabalha tanto e não consegue ganhar o suficiente para pagar suas contas? Será que o modelo de negócio/trabalho que você passou a vida toda seguindo realmente tem te trazido resultados satisfatórios? Avalie os pontos falhos do seu negócio como afiliado e busque corrigir aquilo que precisa para que você realmente lucre e tenha sucesso nessa área.

 

Elmar