Se você é um engenheiro, um médico, um professor, um veterinário, um analista de sistemas, um advogado ou qualquer outra profissão que exija uma especialização deve ficar atento as mudanças que vem acontecendo no mundo.

Hoje nós brasileiros passamos por uma situação econômica e política delicada, várias pessoas desempregadas, redução do poder de compra do cidadão, comércio vendendo menos mas existe uma economia que vem na contramão de tudo isso onde os números de venda aumentam, onde é possível escalar seu negócio para todo o Brasil e quem sabe para o mundo, estou falando dos negócios digitais.

 

Hoje muitos profissionais estão inovando e enxergando no mundo digital uma oportunidade de escalar seus negócios, mudar suas estratégias, formas de atuação e até mudar de carreira.

Se hoje você é um profissional liberal, possui sua especialização e quer ter seu próprio negócio, você deve considerar em sua estratégia de negócios o marketing digital.

Mas qual deve ser os princípios ou as chaves de sucesso para que eu possa abrir meu negócio,seja ele digital ou não, e tenha êxito?

Se você já tem um negócio e o mesmo não está tendo os resultados desejados talvez você esteja negligenciando alguns fatores importantes que faz toda a diferença, se hoje você quer ter um negócio rentável.

Ao abrir um negócio você deve considerar os seguintes critérios:

1 – Crie um Modelo de Negócios

Se o seu negócio é exclusivamente digital ou não tenha em mente que criar um modelo de negócios é fundamental para você estruturar sua empresa. Através desse modelo você conseguir definir suas principais parcerias, atividades, recursos, a melhor maneira de se relacionar com seus clientes entre outras coisas.

Abaixo destacamos um quadro que vai te auxiliar no processo de criação de um modelo de negócios.

 

Você precisa entender melhor não só como se cria um modelo de negócios totalmente focado para o mercado digital mas precisa ter a base necessária para começar um negócio de forma estruturada. São muitos os conhecimentos que um afiliado profissional precisa para ter sucesso nessa área.

2 – Traga TRÁFEGO Para Seu Negócio

 

Como assim Tráfego? Hoje se você quer ser competitivo sua empresa deve ter sua presença no mundo digital, e quando falo no mundo digital estou me referindo a página no Facebook, a um site institucional, a um canal no Youtube, entre outros. Através desses canais sua empresa pode  alcançar possíveis novos clientes, realizar novos negócios, parcerias, divulgar sua marca para o mundo entre outras coisas. O profissional que não souber explorar bem esses recursos estará deixando dinheiro na mesa, pois estará perdendo boas oportunidades de negócio.

Quando falamos em atrair tráfego para o site ou a fan page de sua empresa por exemplo, estou falando em trazer pessoas qualificadas, ou seja, um público que tem o perfil desejado, que possivelmente vá se interessar pelo produto ou serviço de sua empresa.

Para gerar tráfego para o seu negócio você pode atuar de duas maneiras: Gerando tráfego pago ou gerando tráfego Orgânico.

Para gerar tráfego pago você precisa entender como funciona as principais fontes de tráfego pago, existem diversas no mercado e cada uma possui suas características próprias, além de entender como cada uma funciona, também deverá entender a melhor maneira de se fazer anúncios na internet, criar campanhas, segmentar cada campanha para o público correto, entre outras coisas.

Para gerar tráfego gratuito você precisa entender as principais estratégias que envolve as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), é o trabalho de otimização realizado para melhorar o posicionamento de sites na tela de resultados gratuitos de sites de busca como o Google e o Bing.

O entendimento dos conceitos e técnicas que envolvem tráfego pago e grátis podem demandar um certo tempo e dinheiro, pois existem diversos cursos no mercado que você pode fazer para se especializar e conhecer melhor o assunto mas esses cursos não são completos, o que quero dizer é que para ter uma boa base você certamente vai precisar comprar diversos cursos para um complementar o outro e você ter o conhecimento na sua totalidade, mas isso pode te custar uma pequena fortuna no final da história. Você pode buscar conhecimento em conteúdos gratuitos na internet, certamente vai encontrar coisas boas mas ainda assim não vai encontrar coisas completas e totalmente práticas, pois os melhores conteúdos e técnicas infelizmente ainda são pagos.

Os melhores conteúdos sobre os diversos assuntos que certamente você vai precisar aprender, ensinados pelos melhores profissionais do marketing digitais, estão presentes na plataforma Colina Digital.

3 – Traga ENGAJAMENTO para Seu Negócio

Esse é o próximo passo para realizar vendas para sua empresa. Você precisa engajar seu público para que o processo de vendas aconteça. Engajar nada mais é que apresentar o seu trabalho ao seus futuros clientes. Você tem diversas formas de fazer isso, você pode através de um canal no youtube postar semanalmente por exemplo videos com dicas para seus clientes resolverem determinados problemas, isso além de te dar autoridade no assunto vai fazer com que seu público fique cada vez mais interessado e engajado naquilo que você está falando. Essa etapa é fundamental e não deve ser ignorada no processo, muitos começam a focar seus negócios no mundo digital e acham que vão começar a ter resultados de um dia para o outro ou acham que uma vez que se gerou tráfego é só realizar uma venda.

Quanto mais engajados seus futuros clientes e até os atuais estiverem mais divulgação gratuita você terá, mais indicações para trabalhos aconteceram, mais oportunidade de parcerias vão acontecer.

 

4 – Traga CONVERSÃO para Seu Negócio

 

Uma vez que você atraiu tráfego para seu site, fan page ou canal do youtube, fez um bom trabalho para engajar seu público com conteúdo de qualidade e resolvendo problemas do mesmo, agora chegou a hora de converter esse público. Fazer conversões nada mais é do que simplesmente realizar vendas.  Se o seu  público enxergar você como autoridade no assunto em que você é especialista, o processo de venda se torna muito mais tranquilo, sem tantas objeções por parte dos clientes.

Ao inserir sua empresa no mundo digital ou até mesmo se você quiser abrir uma empresa de marketing digital você será envolvido em muitos termos, conceitos, métodos, técnicas e pode cair na grande armadilha que muitos caem que é o excesso de informações.  Por mais técnicas e termos que você ouça quando estiver se qualificando tenha sempre em mente que todos eles SEMPRE vão estar englobados nessas três categorias (TRÁFEGO, ENGAJAMENTO e CONVERSÃO).

A Colina Digital está repleta de conteúdo que vai te ajudar no desenvolvimento do seu negócio, seja ele digital ou não. Se no seu planejamento estratégico há espaço para investimento em marketing digital então recomendo que continue acompanhando nossos conteúdos.

Se você é afiliado e está TOTALMENTE perdido sem saber por onde começar para ter resultados, recomendamos que você se aprofunde nos seguintes temas:

1 – Desenvolver a mentalidade de um afiliado vencedor

2 – Criar um negócio a longo prazo

3-  Ter noções de Investimento e Retorno (ROI)

4 – Saber selecionar os melhores produtos

5 – Saber utilizar ferramentas para encontra Nichos

6-  Entender sobre Email Marketing

7 – Fazer excelente Squeeze Pages, entre outros pontos importantes.

Esse é a base que você precisa para começar a ter bons resultados, sempre levando em consideração as itens que citamos ao longo desse artigo. Para conhecer e se aprofundar nesses temas basta clicar AQUI e FINALMENTE começar a ter sucesso como afiliado.

Um forte abraço e até a próxima!

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Elmar
Elmar Oliveira é Consultor Business Intelligence e empreendedor. Formado em tecnologia da informação, é um estrategista em modelos de negócios para pequenos e médios empresários. Possui especialização em Marketing Digital, acredita que o empreendedorismo pode mudar vidas. Sua missão é levar uma mensagem de mudanças de mindset e contribuir com o crescimento do empreendedorismo no Brasil.