Provavelmente você já sabe o que é ser um afiliado, não é mesmo? Mas você sabe o que é ser um afiliado profissional?

Se você sabe ou não, isso não importa no momento, mas leia todo esse artigo e vai entender a importância de ser um afiliado profissional e também como você pode se tornar um e conseguir resultados extraordinários.

Um Afiliado Profissional nada mais é do que um afiliado que consegue transformar toda a ideia de ser um afiliado em um verdadeiro negócio, criando uma equipe e até uma empresa sólida baseada na divulgação de produtos como afiliado, seja eles físicos ou digitais.

Antes de você aprender como se tornar um, é preciso que acabe com aquele conceito de que pode promover apenas produtos digitais ou CPA, um afiliado profissional pode criar o seu negócio baseado em qualquer estratégia que gere lucro, seja ela desde um site de cupom focado em e-commerce, site de jogos online promovendo algo de CPA ou um simples blog focado em vender produtos digitais, independente da técnica utilizada, o que você vai aprender nesse artigo serve para tudo.

Por que ser um Afiliado Profissional?

Existe vários motivos para você se esforçar e se tornar um afiliado profissional, sendo que o principal é os ganhos que pode ter. Quando você é um simples iniciante os seus ganhos financeiros se tornam muito menores do que quando realmente se profissionaliza e busca criar toda uma estrutura profissional.

Além dos ganhos serem maiores, outra vantagem de se tornar um afiliado profissional é que você consegue construir um negócio sólido e não apenas uma fonte de renda extra ou algo assim.

Ou seja, um afiliado profissional consegue obter ganhos maiores que aqueles que se prendem ao nível iniciante e criam um negócio digital de sucesso com uma equipe qualificada, com um escritório físico e consequentemente com mais responsabilidades

A ideia de você conseguir ganhar milhares de reais trabalhando simplesmente de casa é apenas um mito, você precisa de muito mais que isso para realmente conseguir ser um afiliado profissional.

Comece tirando da cabeça aquela ideia que você vai conseguir se tornar um afiliado que fatura 5 ou 6 dígitos mensais apenas trabalhando sozinho em casa, é possível conseguir isso, porém muito mais difícil.

O que precisa para se tornar um Afiliado Profissional?

Para se tornar um afiliado profissional você precisa criar uma estrutura própria, ou seja, parar de depender de produtor ou algo semelhante.

Quando se referimos a uma “estrutura” é você parar de mandar leads para páginas de captura de produtor ou tráfego para a página de vendas que não esteja em seu servidor, ou seja, o inicio é você começar a parar de depender de um produtor e ter total controle sobre todo o seu negócio.

Se você deseja gerar grandes resultados precisa ter controle do seu negócio, desde a página de captura até a página de vendas, esse controle melhor é para que seja capaz de analisar as métricas do seu negócio, fazer testes A/B e com isso fazer as melhorias necessárias para obter os melhores resultados.

Além de ter controle sobre as páginas que utiliza, precisa ainda ter um controle em relação as métricas do seu negócio, ou seja, saber exatamente de onde você recebe acesso, quais itens geram mais conversões, qual email enviado no seu autoresponder gera um maior engajamento e vendas e por ai vai, quanto mais métricas você conseguir obter melhores serão os seus resultados.

A importância de analisar métricas no seu negócio é pelo fato de que com elas você pode melhorar o que já da certo e tentar encontrar os erros onde não da certo, por exemplo, suponha que você tem 2 páginas de captura, sendo que uma gera 40 leads a cada 100 visitantes e a segunda gera 70 leads a cada 100 visitantes, qual das duas é melhor? A que gera mais leads, certo? Então, sabendo quais geram mais leads, você pode saber onde deve focar mais o seu tráfego e assim gerar mais vendas.

Além disso, vamos fazer uma segunda conta, imagine que você ainda utilize as mesmas páginas acima, porém a página com 40 leads gera 20 vendas com esses mesmos leads e os 70 leads geram apenas 10 vendas, nesse caso qual é a página mais importante? Bom, sem precisar fazer contas você vai poder entender que a página que provavelmente gera menos leads acaba gerando mais vendas e isso pode acontecer pelo fato de atrair leads mais qualificados que a página que consegue melhor conversão em leads.

Eu sei que isso pode ser um pouco confuso, porém de uma maneira resumida é simples, você só consegue mais resultados analisando essas pequenas métricas, entendendo exatamente onde o seu negócio funciona melhor, onde gera mais dinheiro. Apesar de analisarmos algumas dezenas de métricas, a mais importante é sempre o seu CPV ( Custo por Venda ) e os lucros que você obtêm com ele, faturamento é importante, mas o que faz você crescer e a sua conta bancária engordar é apenas o lucro.

Como Construir uma Estrutura de Afiliado Profissional?

Para construir uma estrutura de um afiliado profissional você vai precisar utilizar boas ferramentas e que muitas vezes possuem um valor um pouco alto, porém são importantes para que consiga criar um negócio sólido.

Uma coisa que precisa aprender em relação a ferramentas é que apesar de algumas custarem um pouco caro elas são importantes para que você evolua e isso se assemelha a um negócio físico, o que é melhor, um ponto comercial próximo a um lugar sem nada perto ou um ponto comercial em uma avenida movimentada? Se você escolheu a segunda opção, saiba que escolheu a opção certa.

Não adianta querer economizar montando a sua estrutura e acabar criando algo que não está completo ou pior, que não gere os resultados que poderia gerar, nesse segundo caso basicamente você economiza um pouco e no fim perde muito dinheiro.

Para construir a sua estrutura como afiliado você irá precisar:

OptimizePress: O OptimizePress é a melhor ferramenta de criação de páginas de captura e vendas e também é o plugin mais utilizado atualmente no Brasil. A minha recomendação em utilizar ele é pelo motivo de que a grande maioria dos produtos digitais atualmente utilizam e com isso se torna ainda mais fácil você conseguir pegar um template da página de captura ou de vendas e adicionar no seu site. Para conhecer o site oficial acesse optimizepress.com

ColinaMail: É importante manter toda uma estrutura de email marketing automatizado para conseguir gerar ainda mais vendas. Quando falamos de automatização eu não me refiro a apenas relacionamento com leads, mais sim recuperação de carrinhos abandonados, boletos gerados e cartões cancelados. Para Conhecer a ferramenta acesse ColinaMail.com.br

Heatmap: Embora desconhecida, o Heatmap é fundamental em seus projetos online, basicamente o que essa ferramenta faz é criar um mapa de calor das suas páginas e com isso ajuda você a analisar onde os usuários mais clicam e onde menos clicam. A melhor ferramenta para isso é Hotjar, uma ferramenta americana que oferece planos gratuitos. Para conhecer acesse hotjar.com

Prosper202: O Prosper 202 é a melhor ferramenta que existe para analisar métricas atualmente, você pode simplesmente configurar ela corretamente em seus anúncios no Adwords, Bing Ads ou outras fontes de tráfego e analisar quais palavras convertem mais, qual o seu ROI, onde consegue mais vendas e outra infinidade de métricas importantes para o seu negócio. Para conhecer ela acesse prosper202.tracking.com

PopUpDomination: É a melhor ferramenta para quem deseja capturar leads em seu blog, utilizando ela você pode exibir popups com onclick, on video, exit, load, entre outros formatos e com isso realizar mais vendas. Para acessar a ferramenta acesse popupdomination.com

Além dessas ferramentas ainda existe outras que é importante você utilizar, porém começando com essas ai já da para começar a melhorar muito os seus resultados.

Otimizações e Analises de Métricas de Afiliados Profissionais

Após construir toda a estrutura utilizando as ferramentas que citamos acima é importante ainda manter otimizações constantes e boas analises de métricas de tudo o que você criou para que possa saber onde deve investir e onde deve melhorar.

As otimizações que normalmente citamos é fazer melhorias constantes para obter sempre o máximo de conversão possível, por exemplo, esse artigo foi otimizado para SEO e também para anúncios. A colina digital passa por centenas de testes para otimizações em captura de leads e assim por diante.

A partir do momento que você consegue criar toda a sua estrutura, ser o dono dela e não depender do produtor para tudo, você pode mudar a página de vendas melhorando a oferta, pode alterar cores, botões, etc, ou seja, pode fazer muitos testes e analisar tudo o que funciona e o que não funciona.

Se você deseja se tornar um afiliado profissional comece a se acostumar a a criar toda a sua estrutura, suas próprias páginas de captura, sua própria página de vendas, seu funil de email e todos os demais itens necessários, apenas assim irá conseguir bons resultados.

 

Jackson Oliveira
Empreendedor Digital, especialista em modelos de negócios digitais e fundador de uma série de negócios online ligados a marketing digital que são representados pela Colina Digital